quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Encontro de Coordenadores em EaD

Não imaginava eu que as oportunidades batessem à minha porta, principalmente, em Educação a Distância. De repente, vejo-me em Brasília , no prédio da CAPES, participando e discutindo com colegas professores de vários estados do Brasil, Coordenadores de Cursos de Letras,
especificamente, sobre EaD. Naquele momento, constatava como as experiências que adquirimos ao longo dos anos são importantes e, mais que isso, como é salutar estarmos abertos a novos aprendizados. Foi justamente essa predisposição que tenho para aprender e também a coragem para enfrentar desafios que me oportunizaram a experiência de participar do Programa em EaD da Universidade Estadual da Paraíba. De início, timidamente, ajudando na elaboração de Projetos, em parceria com a UFRN e UPE, atendendo à chamada de edital do Pró-Licenciatura.
Logo a seguir, fazendo parte da equipe docente que elaboraria as disciplinas do Curso de Geografia, precisamente, Leitura e Elaboração de Textos, vinculada à minha área. E, ainda, colaborando com a revisão lingüística de todo material didático produzido pela UEPB para esse Curso. Nessa ocasião, a parceria com a UFRN foi muito profícua e nessa Universidade, éramos orientadas para esse novo ofício.
A UEPB, porém, expande o seu trabalho, cria a Secretaria de Educação a Distância, amplia a equipe de EaD e já não tem medo de caminhar com as próprias pernas. Eis que, fortalecida no desenvolvimento do trabalho, a UEPB participa do edital Universidade Aberta do Brasil - UAB e encaminha os projetos de Letras e Geografia. Aguardamos todos o resultado e justamente, no dia da inauguração da Secretaria de EaD, chega a benfazeja notícia da aprovação do Curso de Letras e, logo depois , do Curso de Geografia.
Passada a euforia do primeiro momento, esperamos os novos contatos, que são concretizados com a convocação para o I Encontro de Coordenadores dos Cursos de Letras a Distância, promovido pela UAB para o qual tenho meu nome indicado como Coordenadora. O sonho torna-se realidade. A realização do Curso de Letras é uma concretização que nos propicia bastante euforia.
Dessa forma, verificamos que o Sistema UAB, voltado para o desenvolvimento dessa modalidade de ensino, expande e interioriza a oferta de Cursos de Educação Superior no País, cumprindo com suas finalidades sócio-educacionais e a UEPB, como instituição pública, que prima pelo fortalecimento da socialização do conhecimento e enfrentamento da exclusão social celebram esse acordo para concretização destes propósitos.
Resta-nos dispor as nossas energias para um trabalho que promete muita "transpiração", mas também, novas formas de atualização na longa caminhada que haveremos de fazer.