domingo, 28 de março de 2010

Emoções!

Neste ano de 2010 minha mãe, a Professora Julieta Lima, completaria 100 anos de vida. Esta data nos envolve para um contexto que evoca lembranças e muitas saudades. Eu e meus irmãos, Djalma e Albani, resolvemos homenageá-la, organizando um livro, com a colaboração imprescindível de sua neta Rossana, contando alguns fatos relacionados à vida de Julieta. Não é preciso dizer da emoção que nos envolve e das lembranças que nos vêm à mente.

Dessa forma, não podemos separar as duas cidades onde ela viveu e prestou serviços como educadora. Seus feitos, seu envolvimento cultural, suas vivências e seus enredos sociais são todos relembrados com muita nitidez, tendo em vista que as lembranças, como um “flash” em nossas mentes, passam de uma em uma, registrando aquilo ou aqueles que não queremos esquecer e que merecem registros.

E nos vem à mente Nova Floresta e Cuité, como palcos dessa história de vida. Nova Floresta , naquela época, distrito de Cuité, onde ela foi a primeira professora. Onde ela implementou projetos inéditos e onde alfabetizou muitos filhos daquela cidade. Hoje, duas cidades vizinhas, que crescem acompanhando o desenvolvimento de um tempo globalizado.

Mesmo assim, a professora Julieta Lima, enfrentando as dificuldades da época, já vislumbrava um futuro melhor para aqueles que com ela estudavam e já os preparava para um porvir que, certamente, os filhos e netos daqueles alunos iriam desfrutar.

Ao prepararmos esse livro, verificamos quanto era difícil naquele tempo formar um filho, encaminhá-lo para galgar espaços maiores. Só os que detinham um certo poder aquisitivo podiam mandar seus filhos para estudar fora. A não ser os destemidos que enfrentavam todas as dificuldades e os encaminhavam para superar as agruras da vida lá fora e conseguir a duras penas os objetivos traçados. E foram muitos os cuiteenses e também, os florestenses que conseguiram êxito.

Atualmente, os filhos destas cidades desfrutam de um Campus Universitário em Cuité, que abriga não só os filhos da terra, mas também, de toda região circunvizinha, atendendo a todos que querem continuar seus estudos. Fico feliz, ao constatar que o Diretor desse Centro, Ramilton Marinho da Costa, é justamente um neto de Benedito Marinho, parente de mamãe e amigo da família, de quem Julieta Lima recebeu acolhida, quando chegou em Nova Floresta, ficando inclusive hospedada em sua casa.

São inúmeros registros que teremos a oportunidade de fazer, contando também com a colaboração de familiares, amigos e ex-alunos que já se prontificaram a colaborar com esse projeto de resgate histórico, importante para nós, familiares, mas também, para a memória da educação dessas duas cidades.

Orgulha-me, portanto, ser filha de alguém que contribuiu para o fortalecimento educativo-cultural dessas cidades e em cujos espaços plantou a semente do saber.