terça-feira, 19 de julho de 2011

A imagem da mulher nos enunciados proverbiais

Há poucos dias, apresentamos comunicação, do GT "Identidades de Gêneros excluídas: o preconceito na literatura e na cultura", em Colóquio Nacional, organizado pelo PPGLI, do Departamento de Letras/UEPB. Naquela ocasião, mostramos que a bipolaridade feminino/masculino visa à determinação de lugares sociais para homens e mulheres e se efetiva nas práticas discursivas. Enfatizamos que o discurso não só representa a sociedade, como também a constrói e a constitui. O discurso com sua força ideológica é normatizador da vida social, legitimando valores, conceitos, crenças e possibilidades de ser e agir.
Particularmente, em relação à mulher, o discurso proverbial, por ser considerado um esteriótipo cultural, incide sobre a imagem da mulher, e, muitas vezes, sustenta crenças, convicções, superstições e preconceitos.
Assim, expomos o resultado de uma investigação feita sobre os enunciados proverbiais que circulam como agentes fragmentadores da imagem da mulher, (mulher feia, mulher infiel, mulher como objeto de satisfação sexual, mulher velha etc.), refletindo como esse discurso, a partir da memória discursiva, se torna constitutivo dessa construção social.
Chegamos à conclusão de que o papel da linguagem como processo de construção de sentidos é básico para formar, tanto a subjetividade, quanto à identidade. É preciso, pois, instalar um discurso de resistência a todo e qualquer discurso esteriotipado que possa revelar representações que extrapolam argumentações pré-concebidas e se tornam veiculadoras de um paradigma pejorativo sobre a imagem da mulher.
Defendemos, portanto, o discurso que não seja fragmentador da imagem da mulher. Um discurso que respeite a mulher, que a veja forte e destemida, em confronto com um mundo instável, fragmentado e em crise de valores. Acreditamos que é nesse contexto da sociedade contemporânea, que a mulher se firma, ascendendo em todas as esferas sociais, assumindo sua
nova imagem e perseguindo trilhas em outra direção.