terça-feira, 14 de julho de 2009

Letramentos Digitais


A oportunidade de participar de um Programa de Educação a Distância na UEPB tem me proporcionado um aprendizado ímpar. Esta semana recebi solicitação da UAB/CAPES para preencher, em formulário eletrônico, um cadastro para licitação de compras de livros para nosso Curso de Letras em EaD. De início, achei que seria complicado e que não teria a menor condição de realizar essa tarefa. No entanto, resolvi fazer o teste: Ver para Crer! Fui à luta e para minha surpresa, de posse do "login" e senha, verifiquei que "o bicho não é como se pinta"! Estou no final do trabalho e, sem muitas dificuldades, descubro que o processo de aprendizagem no mundo digital é fantástico! Nosso progresso é fruto da necessidade de acompanhar o imensurável crescimento nessa área e a certeza de que, com determinação e garra, somos capazes de superar barreiras e entraves que outrora pensávamos não superar.

Outra experiência que me gratifica nessa trajetória de letramentos digitais tem sido a atualização do Currículo Lattes. À espera de quem pudesse atualizar, e todos que me ajudam, muito ocupados, resolvi eu mesma tentar. Com orientação de uma "mestra" nessa área, recebi algumas informações e, hoje, estou fazendo essa tarefa que, embora, seja um pouco desgastante, está se tornando agradável, uma vez que estou associando ao prazer de querer e saber fazer.

Isto nos dá a consciência de nossa incompletude, mas ao mesmo tempo, do poder que temos de aprender sempre. A vida é um eterno aprendizado. Como diz o adágio popular "É morrendo e aprendendo" ou como atesta o contra-provérbio: "É vivendo e aprendendo". Confirma-se, assim, o que nos afirmou o grande Paulo Freire sobre o inacabamento do ser humano, em seu livro Pedagogia da Autonomia (2006). Para esse educador,


" O inacabamento do ser ou sua inconclusão é próprio da experiência vital.
Onde há vida há, há inacabamento. Mas, só entre mulheres e homens, o
inacabamento se tornou consciente".
É preciso, pois, que nos revistamos da vontade de crescer, de ser mais, de poder fazer, de querer fazer, enquanto estivermos com as condições vitais que nos permitam produzir e perseguir essa busca incessante por aquilo que nos completa e nos torna felizes.