quarta-feira, 16 de abril de 2008

Aula da saudade!

Vários são os conceitos de saudade... No dicionário, saudades é uma lembrança triste e suave de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las... Para os poetas a "saudade" é traduzida de maneira nostálgica, com linguagem figurada e até de forma suave e doce. Saudade é vontade de ver de novo... Nesse sentido, sentimo-nos alegres por termos sido escolhida para ministrar a aula da saudade. E o que dizer a vocês neste momento, se são vocês próprios os grandes mestres, hoje, pois com luta e garra superaram obstáculos e galgaram êxito nessa caminhada?
Procuro imagem, comparações, palavras vindas do coração como água brotando da rocha para parabenizar vocês que provaram que ter ou não ter, ser ou não ser depende de cada um de nós. E para tanto, voaram alto, cataram estrelas no céu fazendo da esperança uma âncora para realização de seus objetivos.
Mas, como diz o poeta "onde um caminho termina, o outro talvez nem começou. A via permanece aberta e inesgotável a todas as experiências. ao outro não se pergunta aonde vais, mas tão somente aonde queres ir". Pessoa alguma logra vencer, se não aceita desafios para aquisição de valores imperecíveis que dão sentido à nossa existência.
E a educação é um desses valores que vista em seu vôo mais livre é uma fração da experiência endoculturativa. Nesse sentido, temos certeza de que vocês não pararão por aqui. Irão continuar a caminhada e daqui a mais três anos estaremos comemorando o término do curso superior, pois como disse Paulo Freire "A melhor maneira que a gente tem de fazer possível amanhã alguma coisa, que não é possível ser feita hoje, é fazer hoje aquilo que hoje pode ser feito". Isto significa que é possível a realização dos nossos sonhos, pois "Tudo podemos n'Aquele que nos fortalece".
Sejam felizes e tenham como lema o dever de ensinar aprendendo, perseverando no ideal, sem se considerarem donos da verdade, pois nossa tarefa é ampliar horizontes se olhar para trás, nem esperar recompensas.
E finalizando, convido vocês para refletirem sobre este texto como mensagem final.

Devagar e sempre

Na vida, as coisas às vezes andam muito devagar.
Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço
na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode
fazer um pequeno progresso.

Se você não conseguir fazer alguma coisa grandiosa hoje,
faça alguma coisa pequena. Pequenos riachos acabam convertendo-se
em grandes rios. Continue andando e fazendo. O que parecia fora de alcance esta amanhã vai parecer um pouco mais próximo ao anoitecer, se você continuar movendo-se para frente. A cada momento intenso e apaixonado que você dedica o seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele.

Se você pára completamente, é muito mais difícil.
Começar tudo de novo. Então continue andando e fazendo. Não desperdice a base que você construiu. Existe alguma coisa que você pode fazer agora mesmo.
Hoje neste exato momento. Pode não ser muito mas vai mantê-lo no jogo.

Vá rápido quando puder.
Vá devagar quando for obrigado.
Mas, seja lá o que for, continue.
O importante é não parar.

Ralph Marston


Conclusão do PROFORMAÇÃO - Queimadas
Campina Grande, dezembro/2000

Nenhum comentário: