sábado, 26 de setembro de 2009

À Virgem das Mercês

Em Cuité-PB, no dia 24 de setembro, é venerada a Virgem das Mercês. Os filhos da terrinha amada festejam aquele dia, com muita emoção. Os que moram em outras cidades, quando podem, não deixam de participar das festividades da padroeira.

Este ano, a convite do primo Antônio de Pádua, "subi a serra", como costumamos dizer. Além das solenidades religiosas, Toinho, como carinhosamente o chamamos, agradeceria à Virgem das Mercês graças alcançadas, receberia algumas homenagens (por estar se aposentando do Tribunal de Justiça) e faria a inauguração do novo prédio do Fórum Cuiteense. O Fórum, totalmente reformulado, orgulha os cuiteenses pela imponência daquela arquitetura.

Que festa bonita!!! A começar pela missa solene que celebrada por um padre de Cuité emocionou a todos. Na homilia, o padre fazia uma narrativa da vinda da imagem para Cuité, trazida pelas mãos da família Dantas. Os hinos entusiasmavam aquela comunidade, que diante da imagem de Nossa Srª das Mercês, já belissimamente ornamentada no andor para a procissão, parecia interceder por todos que ali a cultuavam. Os participantes foram também agraciados pela Filarmônica da cidade, que além de orquestrar "velhos dobrados", que nos fez viajar no tempo, encerrou com o Hino " Senhora das Mercês". Não foi possível conter as lágrimas... Quantas recordações...

Ao término da missa, várias homenagens foram prestadas ao filho da terra, Antônio de Pádua, que orgulha Cuité pelos cargos que ocupou e que o dignificou pela lisura, hombridade e competência, marcas significativas de sua gestão, tanto na Presidência do Tribunal Eleitoral, quanto na Presidência do Tribunal de Justiça.

Após a missa, nos dirigimos ao Fórum para a bênção do prédio e inauguração da reforma feita. Naquele universo da justiça, logo que se concluiu a formalidade de inauguração, a alquimia do afeto transformou aquele espaço em lugar mais aprazível ainda para reencontro de familiares, conterrâneos e amigos. Quantos abraços aconchegantes, quantos sorrisos efusivos!!! O discurso da memória foi exaustivamente produzido, estabelecendo-se um cenário colorido de lembranças vivificadas pelo contexto aconchegante e afetivo que se instaurou. Entre as iguarias e guloseimas servidas, as boas prosas e o desejo de que aquele tempo se prolongasse...

"A teus pés, Virgem Mãe das Mercês", agradecemos e louvamos a Deus por tudo!!! Pelo carinho dos familiares, que nos alimenta a alma; pela amizade dos conterrâneos, que perdura em nossos corações; por ter amigos que nos proporcionam prazer com os seus testemunhos de afeto.