sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ponto de Vista

Quando estudante de Curso Normal, em um certo dia, fui incubida de escrever sobre o tema "A verdade". Já comentei, algumas vezes, com meus alunos, a dificuldade de se escrever sobre tema tão abstrato.

Num misto de surpresa e alegria, recebo o livro " Letras e Vozes - Vol. II", organizado pelo Colégio Motiva, que publica entre outros textos, "Fidelidade Versus Felicidade", de autoria do meu neto Túlio Arcoverde. Tema também abstrato, me chama a atenção a maturidade com que Túlio versa essa temática. Argumenta ele que nem sempre "ser fiel é a chave para um relacionamento feliz e seguro". Para ele, a regra de ser fiel e não se separar pode levar um casal "a amargar suas vidas por muitos anos". Enfatiza ele, que o importante é seguir à risca a máxima de Vinicius de Morais: "Que seja infinito enquanto dure..."

Impressiona-me, sobremaneira, um adolescente de apenas 15 anos, ter ideias tão firmadas e argumentos tão fortes para um tema tão sério e polêmico como este. Sabemos que não é facil escrever, expor opiniões e pontos de vista, e por isto, o meu orgulho de ser avó de um jovem que tem tudo para ser um escritor em potencial. Que me desculpem a corujice, mas deixando à parte esse lado, posso afirmar com convicçao de que vale a pena investir nesse menino/homem! E aqui, valem a voz e o olhar da Professora de Produção Textual, e não mais, os da avó.

Parabéns Colégio Motiva, pela iniciativa! Parabéns professores, pelas orientações cuidadosas! Parabéns Túlio, pela competência! Você nos envaidece! Pelo jovem seguro que é! Por sua sensatez constante! Por sua gentileza de menino educado! Pelo afeto e generosidade de sempre! Por sua beleza física, mas principalmente, por sua beleza interior.

Continue nessa busca constante de sempre ter o que dizer e a quem dizer e, certamente, não faltarão letras e vozes para que você externe seus pontos de vista.