quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Recortes de uma leitura

Do livro "A prática de linguagem em sala de aula" de Roxane Rojo (organizadora), topicalizei algumas ideias que me chamaram a atenção e as socializo com meus leitores. A seleção foi transcrita do texto de Beth Brait "PCNs, gênero e ensino de língua: faces discursivas da textualidade".

Ei-las:

  • O conceito de linguagem e de ensino privilegiados envolvem indivíduo, história, cultura e sociedade, em uma relação dinâmica entre produção, circulação e recepção de texto.
  • A dinamicidade dos conceitos bakhtinianos não se prestam à aplicações mecânicas. Valorizam o corpus e despertam no leitor/ analista/fruidor a capacidade de dialogar, graças às interações textos/leitores.
  • Linguagem é ação interindividual e processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais.
  • Os homens interagem pela linguagem em diferentes grupos sociais, nos diversos momentos da história.
  • A linguagem enquanto atividade social e histórica permite a construção de refer~encias culturais.
  • Produzir linguagem significa produzir discursos: dizer alguma coisa a alguém, de uma determinada forma, em um detrminado contexto histórico e em determinadas circunstâncias de interlocução.
  • O discurso, quando produzido, manifesta-se linguisticamente por meio de textos.
  • O signo é um material semiótico-ideológico e a enunciação é um produto da interação social.
  • A atitude diante do conhecimento significa um contato dialógico com o corpus selecionado
  • A cada conceito mobilizado forma-se uma rede com os demais conceitos que dificilmente poderá dela dissociar-se.

Estes recortes nos propiciam uma boa reflexão sobre a linguagem e seus usos.