sábado, 3 de outubro de 2009

Sobre o preconceito

Ao ler o livro " A Constituição da Casa-Grande e da Senzala" de Paulo Lopo Saraiva ( UNIPÊ, 2008), chamou-me a atenção , particularmente, o destaque que o autor dá às contribuições do negro na nossa formação social e cultural. Em seu dizer, todo brasileiro tem marcas muito fortes da influência africana. Vai mais longe, ainda, quando afirma que "A presença da mulher, tanto índia quanto negra, é a base do nosso ordenamento jurídico". Para ele, a mulher negra ou índia são estabilizadoras das nossas relações sociais, imprimindo sempre uma hermenêutica humanística, solidária e afetiva, à solução dos conflitos. Nesse contexto, ele inclui, também, a mulher branca fazendo parte dessa "elaboração principiológica".

Porém, é no sub- título, "A oferenda dos Escravos e Escravas", que o paraibano de Serra Branca dá ênfase a esse contributo dos advindos da África, pelo que transmitiam na afetividade, na nostalgia, prudência, na sublimação, na paciência, e na conciliação. "Mãe de leite, contadora de histórias, companheira da Sinhá e da Sinhá-moça, a mulher negra moldou caracteres, formulou normas de vida e criou o primeiro recurso no processo brasileiro: o recurso de Alcova". Ressalta o autor, que no encontro do amor físico, a negra requeria ao seu senhor, que não permitisse mais o flagelo do filho dela. E sempre o recurso era provido.

Constatamos, assim, que a fatalidade da escravidão não retirou dos negros a consciência humana e social. Eles legaram à formação histórica brasileira o que há de mais honesto, justo e solidário na nossa sociedade, nas palavras desse autor.

Outra grande contribuição dos nossos antepassados negros, confirmada por esse autor, foi no campo jurídico. Algumas práticas jurídicas, como o "contrato tácito" que é em outras palavras, a formação da vontade, sem o ajuste escrito ou "sancionário", são evidenciadas. Em outros tempos, a palavra dada, o fio do bigode funcionavam... "Era a palavra que valia", diz Paulo Saraiva. Em seus testemunhos de pesquisador, "esta herança é negra". Foram os negros que construiram essa verdade! E aqui, não posso deixar de reverenciar o meu saudoso pai, que exercia essa prática e a repassava para todos os filhos, que herdamos dele uma sólida formação de caráter, em sintonia com os ensinamentos da Mãe professora, não menos saudosa, e também retilínea em suas ações.

Por estas razões, neste breve texto, há lugar para um repensar sobre o preconceito. Essa face preconceituosa em muitos de nós, nos desumaniza... É inexplicável e, graças a Deus, hoje, ilegal. É preciso, pois, repensar algumas atitudes preconceituosas, não só em relação aos negros, mas também, a outros segmentos que fazem parte da sociedade. Aprendamos com os negros, "a sublime lição de paciência, de fé, de crença no futuro" e de respeito ao outro, às suas crenças, às suas escolhas, às suas convicções, tudo enfim.

Concluo com a citação de Gilberto Freire :

"Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo (...) a influência direta ou vaga e remota do africano.
Na ternura, na mímica excessiva, no catolicismo em que se deliciam nossos sentidos, na música, no andar, na fala, no canto de ninar menino pequeno, em tudo que é expressão sincera de vida, trazemos quase todos a marca da influência negra."

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Recortes de uma leitura

Há vários tipos de leituras. Leitura informativa, compulsória, prazerosa, lúdica e tantas outras... Porém, algumas nos tocam profundamente nos fazendo refletir, repensar as nossas ações...
Há poucos dias, li "Linha Direta com Deus" de Juselma Coelho, uma mineira, de Conselheiro Pena. A cada enunciado lido, um mergulho em nosso espírito, um alimento para nossa alma, um banho em nosso interior... Leitura leve, que alivia a nossa mente e areja o nosso cérebro!
Selecionei alguns recortes que vale a pena serem partilhados.

"A música, na vibração divina do amor, rasga o infinito e busca Suprimento Maior em regiões à mente comum, oferecendo-nos um banho de luz, na luz do Criador."

"Oração é alimento da alma, quando traz o carimbo da benevolência, da fraternidade e do trabalho."

"A prece bem sentida é a onda luminosa que consegue atingir o reino dos anjos. É fórmula divina para sermos socorridos onde estivermos."

"Orar é se resguardar contra as investidas do mal, é se precaver dos possíveis desequilíbrios, é fortalecer o coração frente às lutas do dia a dia."

"A tranquilidade de consciência, a humanidade, o amor sem barreiras, o perdão sem exigências e a benevolência deverão ambientar o campo mental (...) ."

"O comedimento, em todos os nossos atos, é uma valorosa súplica que nos deixa um entendimento dos direitos alheios, trabalhando para o bem-estar nosso e dos outros."

O livro todo traz em suas páginas conforto para o coração e uma oportunidade de reflexão que nos deixa com vontade de reler e indicá-lo aos amigos.