domingo, 13 de dezembro de 2009

A um "pequeno" escritor

Hoje é domingo e, como sempre, é o dia de aliviar as tensões da semana. Semana estafante, de muito trabalho e preocupações... Nada melhor do que uma boa leitura! Nessa inquietude, à procura de brisa, procurei algo para ler. Fiquei feliz, quando meus olhos fixaram o livro "Letras e Vozes", uma publicação do Colégio Motiva das melhores produções textuais de seus alunos do ano 2009. Nessa Coletânea, para minha vaidade e deleite, na seleção dos textos do sétimo ano, o meu neto Lucas Arcoverde do Nascimento foi um dos alunos contemplados para publicar a sua produção textual, intitulada "O meu professor de Português".


Ora! Para quem, como eu, que dedica boa parte de seu tempo ao estudo/ensino da Língua Portuguesa, ver um neto escrever sobre o seu professor de Português, é no mínimo, prazeroso. E constatar que isso lhe causa prazer, também, principalmente porque ele declara com muita firmeza:

"Eu estava ansioso para a aula, querendo conhecer gente nova, professores novos, além de tudo rever meus amigos. (...) Ele vivia dizendo que Portugûes é lindo! (...) Hoje, já entendo porque Márcio gosta tanto de Português. (...) Pretérito perfeito! Pretérito imperfeito! Pretérito mais -que-perfeito! Futuro do pretérito! Futuro do presente! Olha estes nomes lindos! Entendeu por que Português é lindo?! Brincadeira! Isso parece difícil, mas não é.
(...) Português é lindo, não por causa das palavras, e sim porque 'entra' na gente, a gente gosta de aprender.(...) Português é fantástico. (...) Português é lindo mesmo. Agora eu entendo meu professor! (...)

Pois é, meu principiante escritor! Meu querido autor! "E no princípio era o verbo..." E o verbo se fez texto! O Futuro do pretérito tornou-se Futuro do presente, Pretérito Perfeito e Presente, ambiguamente! Presente (tempo verbal) e Presente (substantivo) para todos nós que o amamos. Agora, meu "fofinho" querido, o que seria/será, foi e é! Um pequeno/grande texto selecionado para a Coletânea "Letras e Vozes". Com certeza, outros textos virão, outras visões de mundo tu terás e outras "letras e vozes" serão vistas e ouvidas, cantadas e decantadas. É só uma questão de Tempo, literalmente. Conjugarás novas formas verbais, farás as intertextualidades mais belas, comporás outras sinfonias e continuarás "giroletrando", motivado por verdadeiros educadores, que te darão o "Passaporte de leitura" para viajares por mundos nunca visitados. Isto fará com que novas interlocuções sejam efetivadas e outros discursos se estabeleçam na ciranda de tuas criações.

Vovó está muito orgulhosa! Concordo plenamente contigo e com teu professor . "Português é lindo!" Mas, lindo mesmo, superlativamente lindo, és tu. Eu te amo! Muitão, muitão! Parabéns, grande Lucas!!!