Do livro "A prática de linguagem em sala de aula" de Roxane Rojo (organizadora), topicalizei algumas ideias que me chamaram a atenção e as socializo com meus leitores. A seleção foi transcrita do texto de Beth Brait "PCNs, gênero e ensino de língua: faces discursivas da textualidade".
Ei-las:
- O conceito de linguagem e de ensino privilegiados envolvem indivíduo, história, cultura e sociedade, em uma relação dinâmica entre produção, circulação e recepção de texto.
- A dinamicidade dos conceitos bakhtinianos não se prestam à aplicações mecânicas. Valorizam o corpus e despertam no leitor/ analista/fruidor a capacidade de dialogar, graças às interações textos/leitores.
- Linguagem é ação interindividual e processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais.
- Os homens interagem pela linguagem em diferentes grupos sociais, nos diversos momentos da história.
- A linguagem enquanto atividade social e histórica permite a construção de refer~encias culturais.
- Produzir linguagem significa produzir discursos: dizer alguma coisa a alguém, de uma determinada forma, em um detrminado contexto histórico e em determinadas circunstâncias de interlocução.
- O discurso, quando produzido, manifesta-se linguisticamente por meio de textos.
- O signo é um material semiótico-ideológico e a enunciação é um produto da interação social.
- A atitude diante do conhecimento significa um contato dialógico com o corpus selecionado
- A cada conceito mobilizado forma-se uma rede com os demais conceitos que dificilmente poderá dela dissociar-se.
Estes recortes nos propiciam uma boa reflexão sobre a linguagem e seus usos.
Um comentário:
Com você,todo dia é dia para aprender.
obrigada
Bjs
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