A literatura de Cordel tem se destacado pela multiplicidade de seus temas e estilo peculiar de seus autores. São composições poéticas que têm motivado vários estudos com as mais diversificadas abordagens.
A professora Neuma Fechine tem sido, na Paraíba, uma das mais entusiastas pesquisadoras nessa área, "dedicando a maior parte de sua vida" a esses estudos.
E foi justamente essa disposição que levou a escritora a verificar quais as relações entre José Américo e a literatura de Cordel e vice-versa.
Desta forma, a professora Neuma Fechine enobrece o acervo cultural paraibano com mais uma obra - "Presença de José Américo na literatura de Cordel". Além de mostrar o interesse de José Américo pela literatura popular, refletido, não apenas, em "A Bagaceira", como também em outras obras de sua autoria, a pesquisadora ressalta a presença de José Américo na produção de poetas populares.
Em trabalho exaustivo e dedicado, em um corpus constituído de oito mil folhetos, a pesquisadora vai além das expectativas, abordando dados de caráter biográfico e de caráter político, explorados pelos cordelistas. Cada citação (recorte-amostragens) é enriquecida de reflexões importantes, demonstrando o domínio intectual da autora, em relação à temática.
Vale a pena ler "Presença de José Américo na Literatura de Cordel", visto que, além do deleite natural que a produção literária instaura, o leitor terá oportunidade de apropriar-se de conhecimentos histórico-políticos por meio de versos "exaltativos" que refletem o carisma acerca do notável paraibano José Américo de Almeida.
Campina Grande, 15.05.95
segunda-feira, 7 de abril de 2008
Presença de José Américo na literatura de Cordel
Marcadores:
Das entrelinhas que li...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário