Escrever é tarefa difícil que requer muita acuidade e perspicácia de quem a faz. O momento da produção textual é aquele em que nos relacionamos com a palavra, fazendo dela arma poderosa para a enunciação de nossas idéias. Não concatenando-se adequadamente, corremos o risco de não sermos compreendidos.
Talvez seja esta a maior dificuldade, que sofre a imprempressão periódica de textos ou boletins informativos, sem interrupções ou paradas.
isso nos faz refletir, sobre uma de nossas funções como professores de Língua Portuguesa, isto é, ensinar o uso de uma língua/linguagem. Se nós, desde já, não tomarmos consciência da necessidade de colocarmos nossos alunos para escrever, estaremos formando "múmias", incapazes de usar a linguagem como instrumento de interação social.
Vale a pena repensar neste problema crucial, não só na nossa realidade, mas generalizado nos mais diversos segmentos da nossa sociedade.
Para que aprendamos a escrever é preciso fazer uso da escrita como uma prática social, como uma prática do cotidiano, nas mais diversas situações, com finalidades distintas e, assim, vivenciar com nossos alunos. Se assim o fizermos teremos a oportunidade de encontrarmos bons escritores saídos das salas de aulas de nossos colégios. O que está faltando é incentivo, provocação de situações sociais para que esta juventude aproveite seu potencial criativo e inovador, nas coisas salutares e aprasíveis que a vida nos proporciona.
Campina Grande, 13.03.86
quinta-feira, 10 de abril de 2008
Tarefa difícil!
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Artigos educação
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