quinta-feira, 17 de abril de 2008

Às Marias!

Trazer à tona os laços que me ligam à Universidade Estadual da Paraíba e à minha ascensão como mulher me fazem viajar no espaço da imaginação, evocando lembranças que espelham a minha inserção no mundo acadêmico. Em ordem crescente situo essa trajetória: aluna, monitora, professora substituta e professora efetiva por meio de concurso público, galgando um primeiro lugar. Não foi fácil esse percurso. Os contratos sociais, estabelecidos pelo discurso do poder, do líder, do homem, dificultavam a ascendência da mulher nos contextos social, político e outros. Contudo, o meu eu lírico gritava dentro de mim: “Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo”. Assim, ultrapassei entraves. Rompi tabus. Confiei no amanhã.
Graças a tantos outros com os quais me somo, na medida em que me divido, e à minha persistência, redesenhei caminhos, trilhei veredas e escrevi a minha história, cujo registro o tempo jamais há de apagar. Com familiares e amigos me fortaleci como mulher. Na UEPB, me firmei como docente. Exerci cargos administrativos, tais como: Coordenadora de Curso, Chefe de Departamento, Pró-reitora adjunta, membro dos conselhos superiores (CONSEPE e CONSUNI), revisora lingüística da Editora Universitária, membro de comissões de concursos e outros.
Sinto-me lisonjeada ao ser convidada para dar esse depoimento e muito à vontade para dizer que, se da UEPB muito recebo, também contribuo para o crescimento desta instituição, produzindo cientificamente e desenvolvendo as funções que me atribuem, com responsabilidade e compromisso.
Orgulho-me de fazer parte desse todo que se tornou gigante por ser uma universidade que pensa dialogicamente em busca de ações coletivas e porque plurais tendem ao acerto. Uma instituição que tem à frente uma grande mulher como Reitora e que acredita num porvir de realizações.
No dia internacional da mulher, tenho a certeza de que, a exemplo de muitas Marias, “nasci ninguém, deram-me um nome, uma inquietação e uma sede de justiça que viajam comigo...”. A exemplo de muitas Marias, carrego dentro de mim a fé, a garra, a coragem e a força de ser mulher.

Campina Grande, 07.03.2007

Nenhum comentário: